segunda-feira, 24 de abril de 2017

Aforismos


O aforismo é uma verdade que vai além da verdade, ou pelo menos excede o que o erro mascara.

A verdade factual é apenas um fato. Portanto, não se confunde com nenhuma forma de relativismo. Nossa condição relativa não autoriza a dedução de nenhum fato relativo. Quando um homem mata outro, a morte deste é um fato absoluto.

As coisas estão no tempo, não no espaço. Como nos engana a renitente ilusão que nos induz a buscar no espaço tudo que perdemos e ansiamos ao menos revisitar. Os mitos do passado individual ou coletivo que a nossa imaginação maquina, dissolveram-se no espaço ou sofreram mutações profundas. Tudo que retemos e em nós sobrevive radica na memória, substância imaterial do tempo. Não busques fora de ti um modo de realidade irredutivelmente subjetivo.

Nada nobilita tanto o mal quanto o fato de ele ser praticado em nome de um grande ideal. Por isso, muitos dos mais sinistros tiranos foram venerados como idealistas modelares.

Se a mentira tem pernas curtas, por que no Brasil ela se eleva a alturas tão vertiginosas? O mais inconcebível é que muitas se sustentam soberanas como verdades absolutas.

Um leitor maliciosos e iletrado perguntou-me com ar fingidamente pesaroso por que nunca publiquei meus poemas. Ora, por temor de ser esquecido antes que me lessem.

No Brasil, continuam fingindo que campanha educativa resolve crime policial. Aliás, o alvo não é a solução do crime, mas o imposto do contribuinte, que continua à mercê da impunidade e do Estado parasita e corrupto.

É fácil desmascarar um falso amigo. Basta você dizer que está doente. Os mais indiferentes deixam até de lhe telefonar.

Noel Nutels disse que no Brasil ninguém come ninguém por via oral. No entanto, a julgar pelo odor do matadouro, já é tempo de restaurar o canibalismo dos Tupinambás.

2 comentários: