quinta-feira, 14 de março de 2013

Aforismos e desaforos V


A mulher será muito superior ao homem se um dia descobrir que a cabeça é a parte mais importante do corpo humano.

A mulher é a melhor coisa já inventada para o homem. As mais devotadas se extremam nessa função ao ponto de cuidar do homem do berço ao túmulo. Só que o misógino acrescenta: ai do santo que paga o preço de tal devoção.

Pascal é o avesso de Montaigne. É por isso que tanto se assemelham.

Uma das expectativas mais insensatas do ser humano é depositar no que não é ele o que somente ele pode ser.

Se a finalidade do aforismo fosse fazer rir, o aforista seria apenas um palhaço de picadeiro.

Aforismo pode ser até desaforo para quem o lê ao pé da letra.

Tem gente que vive como se a principal função da cabeça fosse bater contra a parede.
Grande parte da estupidez contemporânea deriva da cisão entre a mente e o corpo. Se é verdade que o ideal é ter um corpo saudável e uma mente sã, é fácil compreender por que há tanta mente insana. Basta começarem a falar ou a cantar.

Atenção, patrulha politicamente correta: a boceta da obra de Machado de Assis é outra coisa.

O mito de que o dinheiro compra tudo é uma invenção de quem nunca o teve ou então por ele tudo vendeu.

Livros tediosos matam. É por isso que o intelectual acadêmico típico não passa de um assassino arrogante.

O governo culpa a sociedade pelo desgoverno das nossas cidades, enquanto a sociedade culpa o governo pelo desgoverno dos governantes. A solução é simples: basta suprimir ambos.

Variando o aforismo precedente, no Brasil o culpado é sempre o outro. Isso explica nossa irresponsabilidade até em face do imperdoável.

A fama se tornou tão barata que me espanta o anonimato de tantos cultuados por nada serem. Que obra produziram, que feitos os distinguem? É por isso que relembro sempre as palavras de Chesterton: quando deixamos de acreditar em Deus, passamos a acreditar em qualquer coisa.

Aforismo e aforista
São coisas tão deste mundo
Que por mais que lave a vista
Mais vejo o mundo imundo.

Quem disse que o catolicismo retomou suas origens universalistas ao eleger um papa argentino? A Argentina é a Itália da América Latina.

O novo papa adotou o nome de Francisco e, segundo dizem, é homem de hábitos dignos de um franciscano. Isso bastou para que os apressados começassem a alimentar expectativas improcedentes. Se você é católico partidário da liberdade sexual, do aborto, da igualdade de gênero e da canonização de Pelé, tire o andor da chuva. Melhor dizendo, adote uma religião secular como o consumismo, que é de resto a mais popular e poderosa religião do mundo em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário