segunda-feira, 28 de abril de 2014

Máximas e mínimas X


 Sabedoria
A luz da sabedoria
fulgiu no retrovisor
mas logo de mim fugiu
e antes de ser já passou.

            Meteorologia
Dizem que a curitibana
é mais fria que a inglesa.
O Vampiro Trevisan
no entanto logo revida:
Não existe mulher fria
apenas mal aquecida.

Silêncio vs. Ruído
O silêncio é ausência que fala
contanto que o ruído silencie.
O silêncio é presença que se ausenta
negando no seu ser o que é ruído.

“Equilíbrio de antagonismos” é uma frase que Gilberto Freyre assimilou da obra de Carlyle. Mais que adotá-la, usou-a como um dos suportes explicativos da sua interpretação do Brasil. É fato que os ingleses são mestres na arte de equilibrar  antagonismos. No entanto, precisaram impor limites constitucionais à monarquia e, no caso extremo, decapitaram um rei. No Brasil continuamos equilibrando muitos antagonismos, mas os benefícios vão sempre para a conta do dono da balança. Quanto às cabeças, as que até hoje cortaram foram sempre as do povo.

Quem tem a esquerda que temos não precisa de direita.

No Brasil, o único rio que não seca nem transborda é o de Janeiro.

Está bem reconhecer que nossa bagunça é insolúvel. Mas os que a convertem em virtude cultural confundem fato com justificação ideológica. Bagunça pode ser virtude enquanto estado carnavalesco, não enquanto estado permanente de ser. Quando a bagunça ameaça escapar a qualquer controle, seus próprios apologistas convocam as forças armadas para botar ordem na casa. Através da força, naturalmente.

Bola de cristal:
Se eu tivesse uma bola de cristal, ou me chamasse Tirésias, desenharia o seguinte cenário político para 2014: Lula será novamente candidato a presidente da República e será eleito pela maioria silenciosa, constituída sobretudo pelos beneficiários do Bolsa Família. Num país onde a maioria vive ainda no século XIX, ou foi barrada diante dos portões da modernidade, como estranhar que o propagador desse colossal programa assistencialista seja cultuado como um pai provedor? Muita coisa vai mudar e já está mudando desde que o povo ocupou as ruas, mas o Brasil continuará sendo uma mescla surreal de capitalismo globalizado e Estado patrimonial tangido pelas rédeas pré-modernas de uma classe dirigente cuja mentalidade é ainda patriarcal e escravista. (26 de junho de 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário